História

Conheça um pouco sobre a história da estação de Parada de Gonta e da Ecopista do Dão

no inicio...

Recordar o passado com olhos no futuro.

A Estação Ferroviária de Parada de Gonta, igualmente conhecida apenas como Parada, é uma antiga gare da Linha do Dão, que servia a aldeia de Parada de Gonta, no Distrito de Viseu, em Portugal.

A Estação de Parada de Gonta foi, como se depreende, um enorme factor de desenvolvimento local. Ali chegavam e partiam pessoas e mercadorias não só da Freguesia mas de muitas das localidades da região. O comboio servia as populações para as suas deslocações aos grandes centros urbanos (Tondela, Viseu e Lisboa). Era no comboio que vinha a matéria-prima e seguiam as encomendas que faziam o progresso da Fábrica de Lanifícios – Videira.

A linha do Dão que liga Santa Comba Dão a Viseu passando por Parada de Gonta, foi inaugurada no dia 24 de novembro de 1890, numa altura em que Tomás Ribeiro era Ministro no governo de Fontes Pereira de Melo.

Tomás Ribeiro foi um grande impulsionador dos Caminhos-de-ferro. Soube honrar a sua região e em particular a sua Terra dando à Estação de Caminhos-de-ferro o nome de Parada de Gonta, que ainda hoje ali se encontra, em letras bem visíveis e que ninguém poderá apagar. 

No dia 5 de Junho de 1894, a Rainha D. Amélia efectuando uma visita ao balneário das Termas de S. Pedro do Sul, quis homenagear as gentes da Beira e em particular o Conselheiro Tomás Ribeiro. A sua viagem de comboio teve três paragens: Em Alfarelos para almoço, em Tondela e em Parada de Gonta, como consta da notícia da época, no Jornal ‘A Folha’ de 5 de Junho de 1894.

A estação de Parada de Gonta, outrora ponto de partida e chegada de mercadorias e pessoas constituindo-se como base fundamental de mobilidade para uma vasta região, é atualmente lugar de passagem da ecopista/ecovia entre Santa Comba Dão e Viseu e brevemente servirá a população com o Restaurante “Barba Azeda”.

Fontes:Wikipédia,Outros

EcoPista do Dão

Em 2007, o troço da Linha do Dão entre Viseu e Figueiró foi convertido em ecopista, existindo actualmente em Vildemoinhos um posto de aluguer de bicicletas. O prolongamento da ecopista ao longo do restante traçado da Linha do Dão foi um projecto realizado no âmbito de uma parceria entrevos municípios servidos pela linha — ViseuTondela e Santa Comba Dão.

O projecto, denominado Ecopista do Dão, previa o restauro de todas as estações, apeadeiros e restantes e obras de arte da linha, bem como a instalação de iluminação pública ao longo de toda a ecopista.

A Ecopista do Dão foi inaugurada a 2 de Julho de 2011. A quilometragem da Ecopista do Dão é feita em sentido inverso ao da Linha do Dão, isto é, começa em Viseu e termina em Santa Comba Dão.

Fontes: Wikipédia

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.  Mais informação